segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O caminho da aprendizagem.

A maioria das alunas que chegam para fazer aulas,  faz a seguinte pergunta em primeiro lugar: Quanto tempo vou levar para aprender dança do ventre?



Essa é uma pergunta muito pessoal, pois a primeira coisa que você deve saber, é que cada pessoa tem seu tempo. Não dá para a professora responder em quanto tempo você estará dançando bem, a única coisa que dá pra ela responder, é o quanto em média você pode aprender em tanto tempo, por exemplo, com um ano de aulas você já aprendeu o conteúdo básico da dança do ventre, mas isso não quer dizer que você vai estar dançando bem!!!

Cada pessoa tem suas limitações, tem alunas que entram para fazer aula pela primeira vez, entendem os movimentos, e as coisas fluem com mais naturalidade. Outras alunas levam mais tempo para assimilar certos movimentos. O que precisa ser feito, é um trabalho de muita prática e estudo paralelo ás aulas para que possa acelerar um pouco mais seu aprendizado.Sempre digo que quando você sente dificuldade em determinado movimento é hora de fazer a lição de casa e treinar os exercícios em casa.

Vou dar aqui algumas dicas do que você pode fazer para que as suas aulas sejam ainda mais proveitosas para você.


*     Utilize um caderno apenas para as anotações da sua aula. Tudo o que você aprender em cada aula, anote. O problema de muitas alunas não conseguirem estudar em casa depois de suas aulas, é porque não lembram os movimentos que aprenderam. E olha que eu falo sempre pra fazerem anotações, mas.....

*      Preste atenção nos movimentos e entenda cada um deles. Quando a professora passar um movimento para você, preste atenção em como ele é executado e não fique com dúvidas. Mesmo que você tenha dificuldades em executá-lo, se você entendeu, pode ter certeza que com a sua prática ele vai acabar acontecendo, mas se você não entendeu você nunca vai conseguir fazer, então não tenha dúvidas, entenda em primeiro lugar, depois você pratica até que ele aconteça.

*      Sinta o que você está fazendo. O espelho é ótimo para que você veja o que está fazendo e o que está acontecendo com seu corpo. Mas quando você olha para o espelho a sua atenção é fixada na imagem e você acompanha os movimentos apenas vendo, mas acaba não prestando atenção em seu próprio corpo, sentindo o que está fazendo. Por isso muitas alunas fazem um movimento bem feito de frente para o espelho, e quando viram de costas não conseguem o mesmo desempenho. Durante as suas aulas, mesmo que esteja em frente o espelho, feche os olhos ou olhe para um lugar sem espelho e sinta o movimento, vai ver que será muito melhor compreendido.

*      Estude pelo menos 15 minutos por dia. Se você aprendeu em sua aula um movimento, assim que chegar em casa relembre esse movimento, e  Vai perceber que na próxima aula quando for feita uma revisão desse movimento, você estará muito mais segura e automaticamente o movimento vai acontecer melhor.

*      Assista a vídeos de outras bailarinas. Cada bailarina tem algo positivo para lhe passar. Assistindo a vídeos, você abre a sua mente para receber informações novas e diferentes daquelas que você está acostumada, e desta forma, aos poucos, pegar informações que vão contribuir para o seu estilo de dança. Assistindo a vídeos você também aprende a identificar movimentos executados de outras maneiras em diversas bailarinas.

*      Controle a sua ansiedade. Uma das coisas que acontece muito e que atrapalha o desenvolvimento de quem estuda é a ansiedade de aprender. Eu tenho várias alunas que durante a aula, não conseguem executar o movimento por causa da ansiedade. Elas ficam tão agitadas querendo fazer logo o movimento, que acabam não prestando atenção em cada pedacinho dele. É importante que você faça os movimentos com muita calma, prestando atenção na transferência de peso, se o pé deve estar na meia ponta ou não, se os joelhos ficam relaxados, a posição de sua coluna, a marcação e o movimento do quadril, a execução dos braços, enfim, uma série de coisas para que seu movimento aconteça corretamente e sua postura e saúde não fiquem prejudicados com uma execução errada.

*      Ouça muita música árabe. Pois é, você faz aulas de dança do ventre e por isso deve se adaptar ao novo estilo de música que estará ouvindo agora. Ouça muita música árabe, procure com sua professora lugares onde possa comprar cd de música e não se limite á um estilo, ouça tudo o que tem a ver com a cultura. Isso é muito importante para que você trabalhe melhor seu ouvido referente a musicalidade.

*      Não faltem as suas aulas. A assiduidade é importantíssima. No meu caso, quando monto um programa de aulas, faço uma aula como continuação da outra, ou seja, se você perde uma, você interrompe a linha de raciocínio e isso pode prejudicar seu desenvolvimento. Dependendo do nível que você está, principalmente se for iniciante e básico fica ainda mais complicado. Então, evite faltar as suas aulas.

*      Dance sempre que puder. Procure colocar em prática o que você já aprendeu nas aulas. Em seu canto, num lugar mais reservado para que você se sinta á vontade, coloque uma música e dance com os movimentos que você já aprendeu nas aulas. Muitas alunas quando começam a dançar tem muita dificuldade de executar os movimentos com a música em uma coreografia seja ela montada ou improvisada, porque estão muito preocupadas com os passos e acabam esquecendo de relaxar um pouco quando vão dançar. Quanto antes você começar a praticar a dança, mais facilidade terá depois. Não pense em regras nesta hora, use sua técnica sim, mas acima de tudo dance como se aquilo fosse de fato natural para você.


Não se esqueça de uma coisa, não existe a pessoa que dança bem ou a pessoa que dança mal, existe aquelas que praticam mais ou menos. O sucesso da sua dança só depende de você. E de nada adianta ficar achando que porque você já faz aulas há 3 anos, você teria que estar perfeita, pois na dança assim como na vida, sempre temos o que aprender, pois a arte é viva e permeia todo nosso ser, antes de tudo a dança tem que te fazer bem, e não apenas, ser um motivo de competição com outras bailarinas ou com você mesma!

Também existem aquelas que mentem para si mesmas o tempo todo: Esse mês não poderei ir, está difícil chegar no horário, estou com dor aqui, dor ali....etc, etc, etc, são várias as desculpas... Mas lembre-se mentir para si mesma não leva você a lugar nenhum, apenas te faz continuar parada!!!!


Mexa-se, conheça-se, descubra-se, enfrente-se, desafia-se....seja mais feliz!
bjos!!!