sexta-feira, 25 de maio de 2012

Minhas Mestras com orgulho, primeira parte.


Essa foi e continua sendo uma das minhas mestras a qual tenho orgulho em dizer que:
Tive muita sorte em estudar com ela, pois são poucas as suas presenças em cursos para professoras, acredito que por já ter feito bastante pela arte, ela pode se dar ao privilégio de ir somente onde desejar...e olha, valeu a pena....que workshop maravilhoso, me ensinou a me comportar, a pensar como bailarina, me ensinou a me dar o devido valor...agradeço muito aos ensinamentos passados por ela...mas a principal lição prática foi postura de palco e braços, como ela é boa nisso gente!!!!!
Seu charme e forte presença cênica tornaram Zuleika inesquecível para qualquer  pessoa que já a tenha visto dançar, e EU fui uma delas, que sorte!
Seu diferencial foi sua expressão, pois como ela mesma diz: 'A técnica se adquire com a prática, mas o sentimento nascemos com ele.'


'Zuleika Pinho, a primeira bailarina a realizar uma apresentação de dança do ventre no Brasil. Formou-se em Ballet Clássico. Aos 13 anos integrava o corpo de baile do Teatro Municipal de São Paulo. Apresentava-se dançando vários estilos e começou a se apresentar na televisão, também nessa época.
Trabalhou também como atriz e modelo fotográfico. Auto didata, nasceu com o dom da arte. Aos 14 anos foi convidada para fazer um show no clube árabe Homes. Foi uma carreira de muito sucesso, onde Zuleika teve muito apoio da imprensa que sempre a elogiou e lhe deu título de "Rainha da Dança do Ventre" em grandes jornais e revistas.


TENHO e sempre terei respeito e gratidão pelas minhas Mestras, mesmo que muitas delas nunca me viram dançar, não importa, o que vale é que tudo que aprendi devo em parte a elas.Obrigada!

terça-feira, 22 de maio de 2012

dançando profissionalmente



Dança do Ventre ou "Raks Sharki," é uma dança exótica de origem ainda misteriosa, mas que provavelmente originou-se no Oriente Médio, segundo alguns historiadores foi vista por Napoleão Bonaparte no Egito. Curiosamente, esta dança exótica se tornou uma mania mundial. Para muitas, a dança do ventre é um ótimo exercicío físico, mas para outras a dança vai além e pode deixar de ser um "diversão" passando a ser profissão.
 
Ser profissional de dança do ventre é ter uma paixão de longa duração que não se trata apenas de dançar, mas de compreender todos os  seus elementos, como música e cultura. Toda bailarina profissional deve apreciar e conhecer a música do árabe só assim poderá entender o ritmo necessário para o desempenho da dança.


Além disso, ela deve estudar o contexto histórico da dança, assim dominará os diferentes estilos. Deve também dedicar-se as técnicas da dança do ventre bem como as disciplinas coadjuvantes como balé, jazz, dança indiana e persa. 

As profissionais da dança do ventre devem  dedicar um  tempo para o estudo e criação de figurinos para cada performance. 
 

Deve corrigir equívocos sobre a dança, explicando ao leigo sua origem  e seu contexto histórico.

Deve aceitar que para ser profissinal ela precisará de dedicação à arte.

Para aquelas interessadas em se tornar uma bailarina do ventre profissional, é aconselhável procurar estúdios que tenham cursos profissionalizantes.   

Viva seu sonho e se torne uma bailarina  profissional do ventre

Muito válido!!!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Curiosidades do mundo da dança do ventre.




Você sabe o que seria a dança do ventre gótica (gothic bellydance)?

À primeira vista podemos perceber que é uma faceta da dança do ventre tribal, tanto que aqui no Brasil não há uma distinção clara entre estes dois estilos, as dançarinas assumidamente tribais investem em elementos comuns ao estilo gótico, mas não se posicionam como dançarinas puramente góticas. Muito diferente do que acontece nos Estados Unidos, berço do estilo tribal e do estilo gótico, este último é visto como um estilo independente, já com uma produção própria de dançarinas, vídeos e shows. Todas essas variações criadas no berço norte-americano, em sua maioria, se caracterizam pelo termo Bellydance Fusion, e não só encontramos o estilo gótico, mas também cigano, nipônico, indiano, entre outros, associados à dança do ventre.

estilo gótico já existe há mais de 10 anos, tendo se definido melhor há uns 5, proveniente das tribos urbanas góticas dos EUA, combinando música indiana e do Oriente Médio com música ocidental, especialmente Metal Gótico, Metal Punk e recentemente techno. As bandas que contribuíram para compor o repertório dessas dançarinas, por exemplo, foram The Sisters of Mercy, Dead Can Dance, Vas e Faith and The Muse.

estilo gótico se divide em duas subcategorias: a dança profundamente fundamentada na cultura gótica, seria o puramente gótico, e a outra seria a de inspiração gótica, isto é, que agrega elementos, mas não se estrutura em estudos e composições desta cultura. Podemos dizer que a primeira é para os aficcionados, aqueles que mergulham e trazem na dança elementos percebidos por quem é do meio, e a segunda é para quem busca o entretenimento simplesmente. A dança do ventre gótica não visa parecer "estranha", ou um "filme de terror caseiro", ela tem como finalidade transformar em arte o lado obscuro da alma (profundo, não?). Para isso a bailarina, sozinha ou em grupo, procura desenvolver um vocabulário de dança que mostre compenetração, sedução, sofrimento, usando até mudras (posições sagradas indianas) para evocar uma aura de encantamento e mistério. As apresentações são sempre coreografadas, trabalhadas, toda a dança segue um objetivo: criar uma dimensão nova, que exprima dança e sentimento unidos em uma densa interpretação.

O figurino das bailarinas não fica atrás das dançarinas tribais, mas alguns elementos se destacam: o preto, as peças metálicas e as roupas feitas de materiais plásticos. As bailarinas investem em maquiagem drag e um penteado elaborado, assim como no estilo tribal, mas todo o visual tem um quê dark, podem usar meias arrastão, couro, espartilhos, tudo preto, beeeem preto! Maquiagem para ficar bem pálida também é o objetivo, resumindo: o visual é vampiresco mesmo!
 Realmente é um outro mundo!





Diferentes Estilos de Dança do Ventre - Estilo Americano

Ao longo do século XX, surgiram casas noturnas de imigrantes do Oriente Médio onde vários deles se reuniam para apreciar a música e a dança de seus países. Geralmente, eles eram um grupo misto formado por árabes, armênios, turcos, gregos e persas. A música seria uma mistura de canções populares de todas essas diferentes culturas. As dançarinas eram as próprias imigrantes e, mais tarde, seriam americanas que se apaixonaram pelo Oriente Médio após conhecerem sua cultura, música e dança. Elas aprenderam através de filmes, postais, pinturas e qualquer outra coisa que chegasse às suas mãos. E assim surgia um estilo único de Dança Oriental que misturava influências de diferentes países do Oriente Médio e muita imaginação.

Algumas das características que diferenciam o Estilo Americano, além de uma grande mistura de elementos de várias culturas do Oriente Médio, incluem uma maior utilização dos snujs, danças com véus, espadas e cobras. Alguns nomes importantes desse estilo incluem Nejla Ates, Ozel Turkbas, Semra, Morocco, Serena Wilson, Ibrahim Farrah, Bert Balladine, Jamila Salimpour, Nakish, dentre muitos outros. Da nova geração, Ansuya e Piper são grandes representantes do Estilo Americano.

Estilo Americano Contemporâneo

Muitas dançarinas americanas e outras dançarinas em todo o mundo dão continuidade à eclética tradição do Estilo Americano de Dança do Ventre, fundindo vários elementos de diferentes culturas do Oriente Médio. Muitas delas levaram a coisa mais adiante e incorporaram elementos como Jazz, Balé, Dança Moderna, Dança Latina, Dança Espanhola e Flamenco, Dança Cigana, Hip Hop, Dança Indiana, etc. Além disso, as dançarinas procuraram viajar para o Oriente Médio para saber o que as comunidades de dança do Egito, Líbano e Turquia estão desenvolvendo atualmente.

Enquanto as dançarinas continuam tendo um forte vocabulário com base árabe ou turca em seu repertório, uma grande variedade de fusões é aceita sob o título de "Dança do Ventre". Dessa forma, há também uma tendência maior de apresentações no estilo teatral.

Ainda que existam estilos definidos de Dança do Ventre, há uma constante troca de elementos entre todos eles. Muitas dançarinas que poderiam se encaixar na categoria de Estilo Americano podem ao mesmo tempo se encaixar em outro estilo. Por exemplo, a dançarina Jillina, coreógrafa do Belly Dance Super Stars, inclui uma boa dose de fusões em suas coreografias em grupo, mas como dançarina solo utiliza um estilo próximo do que pode-se chamar de Estilo Egípcio Moderno.

Algumas notáveis dançarinas e alguns grupos que realmente representam as tendências da Dança do Ventre Americana Contemporânea incluem: Suhaila Salimpour, Belly Dance Super Stars, Bellyqueen, Dalia Carrella (para sua "Dunyavi Gipsy"), Elena Lentini e Tamalyn Dahlal (para as suas apresentações teatrais), para citar apenas alguns nomes.





Dança do ventre: Apreciem sem moderação, meninas!

Namastê!!!
Flavia Oliveira.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Atitudes quentes nos dias frios!


Olá queridas alunas de dança do ventre, com o frio se aproximando as alunas ficam com mais vontade de ficar em casa, comendo e assistindo um filminho não é mesmo? Mas não se deixe enganar, esta é a melhor época para ficar em forma, então parem de preguiçinha e já pra aula, ontem faltaram várias: Regina, Rosângela, Fabiana, Nauana, Edelise, Glédis, Léia, Jocelma, entre outras....Aproveite para usar um lindo agasalho, meiões e polainas que estão super em alta na moda-academia, capriche na maquiagem, compre um lenço novo, enfim, invista em coisa que te ajudem a ficar mais animada ok?

Neste friozinho que está fazendo, para quem dá aulas sem parar, desgasta a garganta e gela os músculos, vai uma receita de chá de gengibre 
Mas não só para as professoras, para as alunas também,pois 
faz bem para a garganta, gripes, resfriados e é um excelente alívio para enxaqueca.

Mas, alerta: não tome o chá durante a crise, quando já se está com dor, não alivia muito. Tome nos outros dias, as crises vão diminuindo, diminuindo até você perceber que já está há meses sem a dor.
Aqui vão os ingredientes, mas, não se preocupe a 'prof' vai levar pra vocês semana que vem tá bom?

1/2 xicara de chá de mel
30 grs (+ou-) de gengibre
2 cravos da índia
1 pedacinho de canela em casca
2 fatias de limão siciliano
3 xicaras de chá de água

ÁHHH, E TEM MAIS:

Kundalini Yoga para uma aula de dança do ventre no inverno

Quando chega o inverno, fica mais difícil fazermos exercícios físicos, embora poucos de nós sabemos que se queima mais calorias em baixas temperaturas. Mas,  ficamos sim com menos disposição para mexer o corpo, justamente porque sentimos mais dores.
Segundo o Kundalini Yoga, neste período, a energia fica concentrada na base da espinha, para despertá-la seguem 3 posturas:
Passeio no camelo/ Relaxando a lombar

Mais uma descrição da ondulação camelo, que é ótima para relaxar a lombar. Sentada confortavelmente no chão com as pernas cruzadas, posicione as mãos nos tornozelos. Traga os ombros à frente, abrindo as omoplatas retorne para trás mantendo omoplatas abertas e finalmente retorne ao eixo. Mantenha sempre ombros relaxados e o queixo paralelo ao chão.



Círculo Horizontal de Torso/ auxilia a liberar a região pulmonar

Sentada da mesma forma, posicione as mãos nos joelhos, gire o corpo para a frente e para a direita, para trás e para a esquerda. Depois de 8 vezes repita do outro lado mais 8.


Torção de Coluna / Atua na cervical

Coloque as mãos nos ombros (dedos para frente, polegares para trás), cotovelos paralelos com o solo e ombros relaxados. Ao inspirar, gire o torso e os ombros relaxados. Ao inspirar, gire o torso e os ombros para a direita. A cabeça acompanha a torsão, olhe para trás além do seu tronco.
E TEM MAIS:
QUEM TIVER UMA PEÇA DE ROUPA VERDE, LEVE NA AULA HOJE TÁ?

Exercício 

Sentadas, pernas cruzadas (postura de lótus), as mãos depositadas sobre os joelhos, ombros relaxados, coluna ereta, projete torso para a lateral direita, para cima, lateral esquerda e para baixo realizando um círculo vertical à sua frente. Repita várias vezes inspirando ao projetar torso e expirando ao executar o arco baixo. Procure trabalhar 12 vezes de cada lado e manter os olhos fechados.
Em seguida repita mais 12 vezes com os braços abertos, palmas voltadas para frente e cotovelos flexionados formando um angulo de 90º

Namastê, a até logo mais!!!