segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Homem também dança!!!!!



Dança com dois bastões longos, tipicamente masculina. Originária da região do Egito chamada Said, ao norte do país.

Dança que deu origem à versão feminina da dança da Bengala ou Bastão.

Dizem que esta dança surgiu porque os homens egípcios sempre carregavam consigo um cajado longo, que servia para caminhar, para se proteger em combates ou para pastorear rebanhos. E os homens acabavam usando este cajado para dançar em situações comemorativas.

Dançada ao ritmo de said, com marcações fortes de percussão (derbak, daff), guiado através de mizmar (aquela flauta que parece uma cornetinha de madeira, cujo som se assemelha ao de um mosquitinho).

Geralmente dois homens dançam juntos, aparentando e simulando uma luta. Eles fazem acrobacias com o bastão, demonstrando toda sua agilidade e habilidade, atacam e desviam os golpes de bastão um do outro. Pode-se notar que a movimentação desta dança é mais forte e mais agressiva do que a feminina.


Conheça mais o Tahtib assistindo ao vídeo abaixo.
Mohamed Shahin dançando em um show em Indiana em 2006:
bjos......

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dicas


Dança do Ventre e o Grande Público:

Penso que em qualquer local que uma dançarina vá se apresentar existe, ao menos, um alguém na platéia que é leigo em dança do ventre. Sempre existe UM. Está lá porque foi acompanhar uma amiga, é da família da bailarina, foi de curiosidade ou interesse em conhecer mais, ou caiu de pára-quedas: nem sabia que ia ter dança do ventre no restaurante/festa/show/etc.
As respostas do contato leigo com a dança do ventre podem ser várias. Isso vai de encontro também com diversos aspectos que estarão envolvidos nesse contato: a dançarina dançou ou não como a pessoa esperava? adoraram ou não a música? a festa, ou melhor, o clima, estava bom ou não?... Idéias formadas anteriormente na cabeça das pessoas, fantasias e preconceitos influenciarão também nas conclusões do “leigo”.

Enfim... As respostas negativas são o meu foco hoje não só porque são negativas, mas porque elas me entristecem. Enquanto estou levantando a bandeira da dança do ventre, afirmando o quanto é uma dança tão admirável, especial, única, sempre me deparo com essas situações que me fazem lembrar de mim mesma, de quando eu era uma leiga também.


A dança do ventre é linda quando respeita os ritmos, quando está de acordo com os momentos de uma música árabe, quando a bailarina possui um mínimo de técnica, quando tem emoção no rosto de quem dança, ou seja,quando é bem executada. Não dá para ficar incólume à música e à dança árabe. São duas artes lindas e impossíveis de ignorar... Quando há um mínimo de qualidade no que é apresentado.


A dança do ventre é criticada muitas vezes por causa da pouca qualidade como ela é apresentada. As pessoas não têm consciência disso talvez, mas desgostam e criticam, com razão, em virtude da falta de seriedade que certos "profissionais" possuem com a dança do ventre. A dança do ventre não ganha o grandepúblico como uma dança/arte, não por ela mesma (já que possui sua beleza), não (só) porque o público é "burro", insensível e preconceituoso, mas, principalmente, porque não é bem apresentada, porque está incoerente com a música, porque não tem sentimento.


Acredito, bailarinas que: se você compareceu às aulas (muitas vezes criticada pelas próprias alunas, que só querem repetir a coreografia, para não errar e pronto.) Vai entender que:

A DANÇA É TÃO VIVA QUANTO VOCÊ!
Sendo a dança uma forma de expressão sensível, ela é permeável como suas flutuações de humor: se o coração não vai bem, ou se a ``TPM ‘’ te visita,se brigou com o marido, ou se está com problemas financeiros, tudo pode (e vai) influenciar em sua dança. Os grandes auxiliares nestas situações são: conhecimento técnico e experiência de palco. Por dentro você pode saber que aquilo não foi o melhor, mas quem assiste nunca perceberá, e é por isso que a gente faz aula e não ensaio, porque ensaio é coisa pra quem decora e pronto, aula é pra quem SABE o que vai fazer e COMO vai fazer!
Tentem prestar mais atenção nas dicas da sua professora ao invés de julgar e pronto!Quando digo julgar, quero dizer que julgam a si próprias e pronto, é isso: sou boa, ou sou ruim , e não é assim que funciona.
Costumo dizer que: prefiro assistir uma bailarina que dança com movimentos simples, mas perfeitos (isso significa que ela sabe a técnica empregada em cada um dos movimentos simples que executa) do que uma bailarina que faz milhões de movimentos mal feitos e sem sentimentos.
Tem um ditado que diz: 'treino é treino, jogo é jogo'!!!! kkkkk
É isso bailarinas, quem ainda está insegura, e achando que não está bem, ainda tem tempo de estar entre as melhores, pois têm 17 dias para dançar, se dançarem todos os dias por 1 hora, tenho certeza que serão capazes de dançar com os olhos vendados e os pés nas costas, certo???????
Se doem, se entreguem, se dediquem!
Dêem um extra e recebam um extra por isso!
É isso!
bjo
Acompanhamento musical:
‎"A Dança Árabe é determinada pelo acompanhamento musical. 
É Tarefa da Bailarina expressar as emoções solicitadas pela música e durante as improvisações destacar a qualidade do instrumento que sola, extraindo dele sua qualidade essencial, tudo através da dança..."

Braços, o que fazer?
Observe uma chama sob uma brisa. É assim que os braços devem se movimentar, suavemente, graciosamente...

As mãos são a moldura da dança.

Um sorriso sincero é sempre muito bem vindo!



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

musculação e queima de calorias.



Você já sabia que o aeróbico queima calorias não é?
Mas, o que você deve ter ouvido pouco é que a musculação pode ser mais eficiente para perder peso do que correr na esteira ou pedalar na bicicleta. Não acredita? Então, preste atenção: Os aeróbios queimam mais calorias do que os exercícios com pesos. O que pouca gente sabe é que o corpo que tem a musculatura desenvolvida queima, naturalmente, muito mais calorias o dia inteiro, e não apenas no momento do exercício. É simples: caloria é energia. E o corpo usa energia para tudo (andar, trabalhar, tomar banho e até dormir). A musculatura desenvolvida precisa de mais combustível para fazer essas atividades, portanto, queima mais calorias.
Então, é simples: fazer esteira queima calorias, claro. Mas, assim que você parar a atividade, essa queima cai. Já a musculação aumenta o gasto constante de calorias, acelera o metabolismo e, com uma dieta adequada, você emagrece mais rápido.
Fica a dica!
bjinhos....

terça-feira, 11 de outubro de 2011

festival de dança

Olá flores




Olha ai o folder do festival de dança Cidade Alta.....rsrsrsrs
Adivinha???
Vou inscrever nós da dança do ventre para concorrer no dia 22/10 com a dança do véu da turma de quarta e sexta ou espada..escolheremos juntas na sexta-feira tá?
Já vai deixando o nome aki quem vai (claro que um grupo tão unido não vai deixar as amigas de dança na mão não é?)
É claro que quem não vai pra dançar vai pra torcer e aplaudir né? ( e ai de quem não aparecer lá)
Bjos até + tarde amores.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Feliz dia da Dança

Feliz dia da Dança






Também podia se chamar dia da alegria, da expressão, da criatividade, enfim um monte de benefícios que só tem, quem dança!
Faz bem pro corpo, claro! Mas faz um bem maior ainda pra alma!!!
Delícia.
Estou muito ansiosa pelo evento Chá colonial dia 13/11, feliz pelas alunas que estão cada dia melhores na dança!
e tem matéria sobre Dança do Ventre na página do Yahoo, confiram!!
Namastê!
bjão